terça-feira, 29 de junho de 2010

Cardona preside Comissão que estuda Plano Diretor

A Câmara de Vereadores de Montenegro formou uma comissão específica para analisar o projeto do Plano Diretor, que deverá ser remetido, pela Prefeitura, para votação, no final do mês de julho. Integram o grupo, os vereadores Marcelo Cardona (PP), escolhido para presidir a comissão, Roberto Braatz (PDT), que será o relator, Joacir Menezes (PMDB), José Alfredo Schimitz (PPS) e Ari Müller (PDT).
Uma das primeiras medidas da comissão foi marcar audiência com o prefeito, agendada para sexta, dia 2 de julho. "Queremos saber em que fase está a proposta, a fim de podermos planejar as ações no Legislativo. Também, como está a participação da comunidade neste trabalho, já que está aberto o prazo para o envio de sugestões", explica Cardona.
Facilitar o acesso aos projetos e o entendimento do que siginificam as leis que comporão o novo Plano Diretor é um dos objetivos da comissão de vereadores. "O assunto é complexo e reflete na vida de todos os montenegrinos. Por isso mesmo precisa ser analisado e acompanhado pelo maior número de cidadãos possível. Nossa intenção é reforçar o engajamento da comunidade no processo", diz Cardona.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sessão da Câmara antecipada para quarta às 18h

Em virtude do feriado municipal na quinta-feira, dia 24 de junho, comemorativo ao padroeiro da cidade, São João Batista, a sessão da Câmara de Vereadores será mais uma vez antecipada. Desta vez, além de modificiar o dia da reunião ordinária, o Legislativo mudará também o horário, tendo em vista que na hora habitual das sessões (19h) acontecerá a abertura oficial da 3ª Expomonte. Por isso, nesta semana, atendendo o que dispõe o Regimento Interno, a sessão da Câmara será na quarta (23 de junho), às 18 horas.
Na sexta-feira, dia 25, o horário de expediente no Legislativo será diferenciado, em virtude do jogo da Seleção Brasileira, atendendo o que dispõe a Resolução 003/10. A parte administrativa, bem como as assessorias atenderão o público externo das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 17h30.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Contribuir para o fortalecimento das associações de bairro

O vereador Marcelo Cardona (PP) solicitou, através de requerimento (lido e aprovado em plenário), que o Legislativo promova uma reunião com a União Montenegrina de Associações Comunitárias (Umac). Segundo ele, o encontro tem como objetivo propiciar que os vereadores conheçam mais de perto o trabalho da entidade e saber que tipo de apoio e suporte tem dado às associações de bairro. "Temos percebido, ao visitar as comunidades, que inúmeras associações estão inativas. Outras, possuem diretoria, mas não são atuantes ou enfrentam problemas e conflitos internos", destaca Cardona.
A reunião deverá ser marcada para os próximos dias e servirá para mostrar um diagnóstico atual do movimento comunitário de Montenegro. "Precisamos conhecer melhor esta realidade a fim de que possamos contribuir com o trabalho da Umac e auxiliar no fortalecimento das associações", finaliza.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Melhora condição das ruas da macrodrenagem

Durante a semana máquinas e funcionários da Prefeitura trabalharam para melhorar as condições de trafegabilidade das Ruas Capitão Porfírio e José Luiz, atingidas pela obra de macrodrenagem do Arroio Montenegro. A empreiteira responsável, O & A Construções, foi notificada no final da semana passada para fazer a manutenção das vias, porém não obedeceu.
A prefeitura, então, realizou as melhorias. De acordo com o vice-prefeito Marcos Griebeler, o custo referente a estes serviços será descontado dos valores que a empreiteira ainda tem a receber.
Já quanto ao aditivo financeiro para conclusão da obra, nenhuma novidade. Representantes da Administração Municipal estarão reunidos hoje à tarde com técnicos da Caixa Federal, mais uma vez, tentando agilizar a liberação dos recursos.
A empreiteira, por sua vez, mantém a posição de só retomar os trabalhos depois que o aditivo for liberado e houver um cronograma de pagamento definido.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Macrodrenagem: Prefeitura notifica empreiteira

A empresa responsável pela obra de macrodrenagem do Arroio Montenegro – O&A Construções -, recebeu notificação para, num prazo de 24 horas, executar melhorias nas ruas Capitão Porfírio e José Luiz. De acordo com o documento oficial, assinado pelo prefeito Percival de Oliveira, a empreiteira deve “realizar conformação do leito das vias José Luiz e Capitão Porfírio, com eliminação dos buracos existentes, além de retirar o material segregado”. Também, "fazer a varrição e lavagem das ruas perpendiculares à Capitão Porfírio".
O documento destaca que os serviços elencados são de responsabilidade da empresa, conforme contrato. Caso a notificação não seja obedecida, a prefeitura realizará os serviços, mas descontará os valores dos créditos que a empresa ainda tem a receber.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vereador entrega informações sobre macrodrenagem

Cumprindo o compromisso que assumiu na última reunião sobre a macrodrenagem realizada na Câmara, o vereador Marcelo Cardona (PP) distribuiu material com informações sobre o andamento da obra aos moradores e comerciantes das ruas Capitão Porfírio e José Luiz.
Numa correspondência, entregue de casa em casa, o vereador divulga as últimas providências tomadas pela prefeitura em relação à obra. Relata a notificação expedida contra a empreiteira, exigindo que ela realize os serviços de manutenção das vias, melhorando as condições de trafegabilidade, e coloca que o aditivo financeiro – essencial para a conclusão – deverá ser liberado até o dia 4 de junho, uma vez que a documentação exigida pela Caixa Federal foi encaminhada.
No material entregue por Cardona também constam a demissão do engenheiro Márcio Santos, responsável pela fiscalização por parte da prefeitura – cujo cargo ainda não tem substituto – e a não confirmação do asfaltamento da rua Bento Gonçalves (trecho entre a José Luiz e Fernando Ferrari).
“Na última reunião realizada na Câmara nos comprometemos em ser o elo com a comunidade, no sentido de repassar informações sobre as providências adotadas pela municipalidade e o andamento do processo referente ao aditivo financeiro junto à Caixa. Como nem todos tem acesso diário aos e-mails, resolvemos entregar uma correspondência a domicílio”, coloca Cardona.