terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vereadores estarão no Bairro São Paulo amanhã

Na próxima quarta-feira, a partir das 19h30min, será realizada mais uma edição do projeto "Câmara Vai aos Bairros e ao Interior", criado em 2009 para estreitar o contato dos montenegrinos com os seus representantes políticos. Desta vez, os vereadores visitarão o Bairro São Paulo. "É sempre uma boa oportunidade para interagir", coloca o vereador Marcelo Cardona, um dos idealizadores do Câmara vai aos Bairros.
Segundo ele, o projeto busca aproximar o Legislativo da população. Mostrar o interesse pelas comunidades e conduzir, como seus legítimos representantes, as demandas para quem, de fato, tem o poder (e o dever) de atendê-las. "Muito mais do que resolver as carências de infra-estrutura, até porque esta função é do Executivo e não da Câmara, as reuniões objetivam fomentar a participação das pessoas. Incentivar que elas se reúnam em associações e percebam que em grupo, organizadas, têm mais energia para lutar por seus direitos e maior capacidade de transformar. E que na Câmara, com os vereadores, encontrarão um espaço sempre aberto para o debate e encaminhamento das reivindicações", conclui.
A reunião desta quarta feira acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bairro São Paulo (Rua Orlando Albrecht, s/n.º) e toda comunidade está convidada a participar.

domingo, 15 de agosto de 2010

Na volta da licença, Cardona priorizará questões ligadas ao plano diretor, pirataria e acessibilidade

A partir de segunda-feira, dia 16 de agosto, o vereador Marcelo Cardona retoma seu lugar na bancada do Partido Progresssita (PP) na Câmara de Vereadores, depois de um mês licenciado. De imediato, Cardona vai dar andamento aos trabalhos da Comissão de Estudo do Plano Diretor, que preside. “Este assunto mexe com a vida de todos os montenegrinos e precisa ser analisado, ao mesmo tempo, de forma ampla e minuciosa”, diz. Cardona também irá retomar o debate sobre acessibilidade e a discussão da lei municipal de combate à pirataria, aprovada no ano passado e do qual foi autor. “Aprovamos uma lei importante, porém na prática, pouco foi feito. Vamos novamente nos reunir com empresários e representantes do setor de fiscalização municipal. Desta vez, para definir o que pode ser feito – quais alterações ou adaptações - para que esta lei seja aplicada e eficiente no combate à pirataria”, explica.
Enquanto esteve de licença Marcelo Cardona foi substituído pelo suplente Airton Oliveira de Vargas, que assumiu uma cadeira no Legislativo pela primeira vez. “Apesar de ser estreante como vereador, o Airton tem uma longa vivência em política e no partido. Cumpriu sua função com muita determinação e personalidade. Agradeço a substituição e parabenizo pela maneira como conduziu estes 30 dias de mandato”, conclui Cardona.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Macrodrenagem: moradores e empresários pedem rapidez no processo enviado à Caixa

Depois da reunião realizada na segunda, dia 09 de agosto, na qual o prefeito Percival não compareceu, apesar de o encontro ter sido sugerido e marcado por ele, os moradores e empresários das ruas atingidas pela obra de macrodrenagem do Arroio Montenegro estão na expectativa de que os documentos encaminhados à Caixa Federal ontem tenham rápida tramitação e que o dinheiro para pavimentação das vias seja liberado o quanto antes. Os representantes da prefeitura que estiveram na reunião disseram que a conclusão da obra, com o asfaltamento das vias atingidas, depende da Caixa, órgão responsável pela liberação dos recursos federais. “Esperávamos que o prazo dado na reunião de julho, no gabinete do prefeito, fosse cumprido desta vez. Lá foi dito que até o final de agosto a coisa estaria definida. Porém, esta expectativa não vai se confirmar. Continuamos dependendo da análise e da aprovação da Caixa”, frisa o vereador Marcelo Cardona.
O vice-prefeito Marcos Griebeler, que mais uma vez foi o porta-voz da Administração Municipal com relação à obra, disse que, numa previsão otimista, a pavimentação será concluída em 90 dias. “Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para agilizar a tramitação junto à Caixa”, reiterou.Os moradores e empresários que participaram da reunião saíram duplamente frustrados. Primeiro, por causa da ausência do prefeito. “Ele nunca participa das reuniões para tratar sobre a obra”, disseram. Segundo, porque não houve um encaminhamento mais definitivo. “Talvez a pavimentação ainda aconteça em 2010, mas a cada dia nossa esperança diminui. Sempre surgem fatos novos que impedem o cumprimento dos prazos”, colocaram ao final.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Macrodrenagem: reunião entre moradores e prefeito dia 9

Um novo encontro entre o prefeito Percival de Oliveira e os moradores e empresários das Ruas Capitão Porfírio, José Luiz e Osvaldo Aranha está marcado para daqui a uma semana. A pauta central da reunião, que ocorrerá na Estação da Cultura, às 10 horas, é o andamento do processo para conclusão da obra de macrodrenagem do Arroio Montenegro. "Em julho, quando estivemos na prefeitura, uma série de medidas foram anunciadas pela Administração Municipal. Queremos saber como o assunto evoluiu e quais as novidades com relação à pavimentação das vias atingidas pela obra", ressalta o vereador Marcelo Cardona.
A macrodrenagem iniciou em abril de 2009, com prazo de sete meses para ser concluída. Passados mais de 15 meses ainda não há certeza quanto ao asfaltamento das vias abertas para construção do conduto. "Toda comunidade, mas principalmente os moradores e profissionais das ruas atingidas não aguentam mais conviver com os transtornos desta obra. É preciso dar uma solução definitiva", acrescenta Cardona.
Em julho, quando pela primeira vez o prefeito recebeu uma comissão de moradores no seu gabinete para tratar do assunto, garantiu todo empenho a fim de que até o final de agosto o asfaltamento estivesse concluido. "Prometeram agilidade e se comprometeram em manter a população informada", explica Cardona.