quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Plano de Saneamento Básico disponível para consulta

Desde o dia 10 - e até o dia 24 de fevereiro -, os montenegrinos poderão acessar o Plano de Saneamento Básico, elaborado pela Encop Engenharia Ltda, empresa contratada pela prefeitura. O material está disponível para consultas no site oficial do município e traz um diagnóstico da situação atual, bem como traça diretrizes para universalizar o abastecimento de água e implantar o tratamento de esgoto.
De acordo com o vereador Marcelo Cardona, a comunidade deve conhecer este estudo. “É importante que saibamos o que os técnicos levantaram, a fim de que possamos, se for o caso, propor alterações ou melhorias", ressalta.
A Prefeitura está recebendo comentários, opiniões e sugestões sobre o tema, bem como já anunciou que vai promover uma audiência pública. Porém, ainda não há data e horário definidos. Para acessar o Plano clique http://www.montenegro.rs.gov.br/home/show_page.asp?user=&codID_CAT=713&imgCAT=. O conteúdo completo está disponibilizado em um anexo, no rodapé da página.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Proposta de reunião para falar sobre o lixo urbano

O vereador Marcelo Cardona encaminhou requerimento, na sessão de quinta-feira passada, solicitando que seja realizada uma reunião na Câmara para tratar sobre o lixo urbano. Segundo ele, é preciso conhecer o que a Prefeitura está planejando no que se refere a essa questão. “Ressaltei no Pedido, que os representantes da Administração Municipal que serão convidados estejam munidos de informações e aptos para falar sobre questões relativas ao recolhimento domiciliar, coleta seletiva, destinação final, contrato com a prestadora de serviços, novo processo licitatório e colocação de containers”, frisa. “Ouvimos muitas coisas a respeito do recolhimento e da destinação do lixo. Precisamos saber o que é oficial”.
Cardona esteve visitando o aterro sanitário, que segundo consta está interditado pela Fepam desde o ano passado. “A situação é deprimente. Todo o lixo – reciclável ou não – é descarregado lá e fica a céu aberto até ser recolhido novamente e levado para o aterro em Minas do Leão”, ressalta o vereador, que na primeira sessão do ano, em 3 de fevereiro, fez um relato na tribuna sobre o que viu no aterro. “Precisamos saber o que falta para o galpão de reciclagem entrar em funcionamento, por que o aterro é usado como estação de transbordo, se há nova licitação prevista”, coloca.
Ao justificar a apresentação do requerimento, Cardona lembrou que o lixo urbano é um grande desafio para todas as cidades e que a situação em Montenegro é preocupante. “Temos de conhecer a realidade e saber o que se pretende a curto e médio prazo. Até para que tenhamos condições de propor ou encaminhar sugestões de melhorias”, concluiu.
A reunião sobre o lixo urbano ainda não tem data marcada. O requerimento deverá ser votado nesta semana. Só depois de aprovado pelo plenário é que a Prefeitura será convocada e a agenda será definida.