quinta-feira, 30 de junho de 2011

Obras na beira do rio em discussão na Câmara

Marcado para a próxima segunda-feira, 04 de julho, um encontro para tratar das questões relacionadas à infra-estrutura da beira do Rio Caí. A reunião atende requerimento encaminhado pelos vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen "Tuco" (PT).
"Pedimos a reunião, com a presença do Poder Executivo, para conhecer as ações, providências e projetos da Administração Municipal relacionadas à beira do rio. Saber quais as obras e serviços já encaminhados para solucionar os problemas existentes e quais as propostas para revitalização da área", explica Cardona.
A reunião acontecerá na Câmara de Vereadores, com início às 8h30min.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Câmara estará no Rui Barbosa na quarta

Dando continuidade ao projeto "Câmara Vai aos Bairros e ao Interior", amanhã (29 de junho) os vereadores estarão visitando a comunidade Rui Barbosa, a partir das 19h30min. A reunião com os moradores acontecerá nas dependências do Colégio Estadual A.J.Renner (localizado na Rua Simões Lopes Neto).
A proposta de encontros mensais nos bairros surgiu em 2009, junto com outras ações de aproximação do Legislativo com a população. No começo, o roteiro de visitas (reuniões) previa apenas a área urbana. Mais tarde foram encaixadas, também, as localidades do interior.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vereadores perguntam os valores mensais da limpeza

Está para ser agendado o terceiro encontro sobre o lixo e limpeza urbana na Câmara de Vereadores, com a presença de representantes do Ministério Público e do Poder Executivo. "Já fizemos duas reuniões, mas não conseguimos esgotar o assunto. Nas vezes anteriores falamos apenas sobre lixo - coleta, destinação e nova licitação - e sobre recicladores", observa o vereador Marcelo Cardona (PP), um dos autores do requerimento que originou esta série de encontros. Também assinaram Laureno Renner, do PSB, e Marcos Gehlen, do PT.
Enquanto aguardam a conciliação de agendas (Câmara, promotor e prefeitura), os legisladores encaminharam Pedido de Informação acerca dos serviços e pagamentos feitos à empresa Cone Sul Soluções Ambientais Ltda. Querem saber quanto foi pago pela limpeza urbana (varrição, capina, roçada e pintura de meio fio) de 1º de janeiro até agora, com valores discriminados mês a mês. Solicitam, ainda, que sejam anexados relatórios dos serviços prestados e dos valores repassados. "Estes dados são importantes para que possamos saber quanto o município investe na limpeza urbana, bem como os serviços que constam nas planilhas como executados pela empresa. Já temos estes dados, oficiais, relativos a 2009 e 2010. Aguardamos agora, a resposta referente ao primeiro semestre de 2011", conclui Cardona.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Marcada nova reunião sobre lixo e limpeza urbana

O vereador Marcelo Cardona foi o único a usar a tribuna na sessão de ontem. No espaço das "explicações pessoais" esclareceu que não foi necessário apresentar o requerimento de convocação do prefeito e secretários, porque o Executivo comunicou à Câmara, por escrito, que está disposto a continuar a discussão sobre os temas lixo e limpeza urbana. "Marcamos a nova reunião para o dia 16", informou.
A convocação estava redigida e seria incluída na pauta de votação. "O objetivo era garantir a presença dos representantes da Administração Municipal na reunião. Como enviaram o ofício e se comprometeram a estar presentes, decidimos aguardar", explicou.
O primeiro encontro para tratar do lixo e limpeza aconteceu em 18 de maio, na Câmara, e teve presença de vereadores, integrantes da Administração e o Ministério Público. "Naquela oportunidade, não conseguimos sanar todas as dúvidas ou esgotar a pauta de questionamentos. Por isso, a necessidade de agendar uma nova reunião", concluiu Cardona.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cardona vai usar "convocação" para garantir presença do Executivo nas reuniões da Câmara

O vereador Marcelo Cardona anunciou que daqui para frente, ao propor uma reunião para debater assuntos da cidade, encaminhará também requerimento de convocação para o prefeito e secretários. Segundo ele, até agora a Câmara apenas convidava, certa de que o Executivo entendia a importância de participar e prestar os esclarecimentos necessários. "Na prática, no entanto, não é isso que acontece. Já virou praxe, um dia antes da reunião, encaminharem um ofício, quando não é através de contato telefônico, informando que não irão comparecer", diz Cardona.
A convocação do prefeito, vice-prefeito e secretários está prevista na Lei Orgânica e no Regimento Interno. "É uma ferramenta legal que passaremos a utilizar, a fim de agilizar o agendamento das reuniões", destaca.
Ao falar sobre a nova forma de proceder, Marcelo Cardona cita como exemplo o encontro solicitado para tratar do lixo urbano, limpeza pública e recicladores. "Realizamos a primeira no dia 18 de maio. Como o assunto não foi esgotado, marcamos nova reunião para 2 de junho. Acertamos a data de acordo com a possibilidade de participação dos representantes da Prefeitura e do Ministério Público. Só que no dia 1º de junho, um dia antes da reunião, chegou uma correspondência avisando que o Executivo não se faria presente e que só daqui a duas semanas terão condições de participar", explica. "Penso que não podemos adiar esta discussão por tanto tempo. Assim como outros temas, que também são urgentes. Por isso, vamos convocar o Executivo", finaliza Cardona.
De acordo com o Regimento Interno, a convocação deve ser requerida por escrito, explicitando o motivo e as questões que serão abordadas. Antes de ser enviada, ainda, passa pelo plenário para discussão e votação.