segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cardona prõpoe reunião sobre contratos assinados

O vereador Marcelo Cardona encaminhou requerimento solicitando uma reunião com a Administração Municipal para obter maiores detalhes sobre os contratos recentemente assinados entre a municipalidade e a Caixa Federal. Cardona relata, no seu pedido, que no mês de fevereiro foi noticiado na imprensa local e no site oficial do Município, a assinatura de 6 (seis) contratos entre a Administração e a Caixa. De acordo com as informações, o valor total destes contratos ultrapassa R$ 1.500.000,00 (um milhão e 500 mil Reais) e os recursos são provenientes de emendas parlamentares e da União. "A reunião que estou propondo é para tratar destes contratos e seus respecitovs projetos, a fim de esclarecer em que fase se encontram no que diz respeito à execução", justifica.
O requerimento foi lido na sessão passada e está em análise na Comissão Geral de Pareceres. A votação em plenário deve acontecer na próxima quinta, dia 1º de março.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Lixo urbano retorna à pauta de reuniões

O vereador Marcelo Cardona (PP), em parceria com os colegas Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen (PT) encaminhou na sessão de ontem um requerimento solicitando que a Câmara promova nova reunião para tratar sobre o lixo urbano. "Este assunto foi amplamente debatido no ano passado, inclusive com a participação do Ministério Público, mas as ações do Executivo pouco avançaram. Por isso, voltamos a esta pauta", explica.
Segundo Cardona, o objetivo é saber em que fase está o processo para licitar o recolhimento de resíduos, já que em janeiro foi publicado mais um edital de contratação emergencial para este serviço. Também, saber qual a situação atual das famílias de recicladores, já que o aterro sanitário foi desativado e os novos galpões de reciclagem não estão prontos. "O lixo urbano é um tema preocupante, pois envolve questões sociais, já que a falta de solução tem deixado dezenas de famílias que atuam na reciclagem sem trabalho; questões financeiras, por causa das repetitivas contratações emergenciais; e ambientais, uma vez que há diversas reclamações quanto à coleta", diz.
O requerimento será discutido na reunião da Comissão Geral de Pareceres e entra na pauta de votação da próxima quinta-feira (16 de fevereiro). Só depois é que serão definidas a data e o horário da reunião.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Emenda e pedidos de informação no reinício das sessões

O vereador Marcelo Cardona (PP) usou a tribuna na primeira sessão após o recesso para abordar as alterações no trânsito do centro, que estavam marcadas para entrar em vigor a partir de amanhã, 7 de fevereiro. "As modificações fazem parte de um Plano Diretor de Mobilidade Urbana, elaborado em 2010. Foram realizadas diversas reuniões públicas para debater o que estava sendo proposto e ao final definido um plano viário para o centro da cidade", lembrou. "Quero saber se as alterações de agora - inversão do sentido das ruas Osvaldo Aranha e Santos Dumont - fazem parte do plano e quando as demais modificações serão colocadas em prática. Estive presente na audiência pública de apresentação do Plano e o mapa das ruas mostrado naquela ocasião é diferente do mapa de agora", acrescentou.
Cardona encaminhou, nesta mesma sessão, seis Pedidos de Informação, abordando temas como transporte coletivo urbano, coleta de resíduos sólidos, Parque Centenário, arrecadação da empresa Doux Frangosul e andamento da obra de construção da ponte sobre o Arroio São Miguel. Pedidos na íntegra no link "Atuação na Câmara".
Também por iniciativa do vereador progressista foi apresentada (e aprovada em plenário) uma emenda ao projeto de lei para abertura de crédito especial para compra de ônibus do Programa Caminho da Escola. A emenda foi assinada, ainda, pelos vereadores Marcos Gehlen, Ari Müller, Carlos Einar de Mello, Rosemari Almeida e Laureno Renner. "Incluímos apenas que os veículos para transporte escolar, na área urbana, serão usados para atender a totalidade dos alunos portadores de necessidades especiais matriculados no município", explicou Cardona