Pela Indicação n° 008/2010, o vereador Marcelo Cardona sugeriu que a Prefeitura de Montenegro crie o programa "Cidade Transparente", através de um portal, no site oficial do município, com informações completas e atualizadas sobre as contas públicas. Neste portal serão inseridos dados sobre as ações, custeio, investimentos, obras, prazos e projetos. "É mais uma alternativa para prestar contas à comunidade sobre o que está feito com os recursos públicos", justifica.
Segundo Cardona, outros municípios já adotaram esta medida e têm conseguido, com a transparência dos seus atos, que a população seja mais participativa na tomada de decisões. "Sabemos que entender o orçamento municipal é difícil para a maioria das pessoas. Muitos não estão familiarizados com os termos técnicos, a complexidade das rubricas, com os processos que envolvem qualquer obra ou investimento. Acreditamos que o "Cidade Transparente" terá uma função didática também, pois mostrará, de forma simples e direta, onde o dinheiro do município está sendo aplicado".
Para o vereador, tendo conhecimento dos dados orçamentários e financeiros, a população será estimulada a interagir mais nas audiências públicas. "Já percebemos que apresentar apenas um relatório, a cada 3 ou 4 meses, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, não desperta o interesse da comunidade. E que por não conhecer a realidade, no que tange aos gastos e investimentos, muitos sequer têm vontade de opinar na hora de montar o orçamento anual. Precisamos então criar ferramentas que orientem, informem e incentivem o cidadão".
Marcelo Cardona está pleiteando, ainda, que o mesmo sistema seja adotado na Câmara de Vereadores. "No ano passado, quando estivemos na presidência, iniciamos o trabalho de modernização do site oficial do Legislativo. Tão logo este processo esteja concluído, pediremos a inclusão de um link com dados financeiros da Câmara (orçamento e sua aplicação). A transparência no gasto do dinheiro público, além de ser um ato de responsabilidade e comprometimento, estimula a cidadania e fortalece a relação de confiança entre os poderes e a população", conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário