segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cardona apresenta Beto Moesch à Ecocitrus

Os vereadores Marcelo Cardona (de Montenegro) e Beto Moesch (Porto Alegre), ambos do PP, estiveram visitando a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, Ecocitrus, na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro, quando foram recebidos pelo presidente do Conselho Administrativo, Ernesto Kasper. Os parlamentares estiveram na sede administrativa, na usina de compostagem e na agroindústria. Conheceram um pouco da história e dos projetos que a cooperativa tem para os próximos anos.
Beto Moesch tem forte atuação na área ambiental. Está no terceiro mandato como vereador e já foi, inclusive, secretário Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre. “Fiquei impressionado com o trabalho da Ecocitrus, que estimula a agricultura familiar de forma ecologicamente sustentável e economicamente viável”, salientou Moesch ao final da visita.
A Ecocitrus foi formada em 1994, por uma dezena de pequenos agricultores. Hoje tem mais de 100 associados e produz frutas e sucos livres de agrotóxicos e conservantes. A estimativa é que em 2009 sejam beneficiadas 2,5 mil toneladas de frutas. O projeto para uma processadora de sucos e óleos essenciais já está em andamento e deve ser colocado em prática a partir do ano que vem. O presidente Ernesto Kasper explicou que o objetivo deste projeto é manter os jovens na propriedade rural, agregar renda e viabilizar a citricultura familiar praticada no Vale do Caí, além de possibilitar aos citricultores o domínio de toda a cadeia produtiva.
Marcelo Cardona destacou a importância da Ecocitrus no contexto regional, uma vez que através dela pequenas propriedades se tornaram viáveis. “A cooperativa, além do papel ambiental, é relevante também na questão social, já que incentiva as famílias a permanecerem no campo. Ainda, cuida da formação dos citricultores, que se transformam em empreendedores rurais e aprendem como produzir com mais qualidade e agregar valor ao que produzem”, concluiu.

Um comentário:

Rebeca Costa disse...

É importante mostrar as iniciativas montenegrinas que dão certo. A Ecocitrus é um exemplo de trabalho, cuidado com o meio ambiente e sucesso.

Postar um comentário