quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vereador Cardona sugere campanha “Calçada urgente!”

Que a Administração Municipal crie o programa “Calçada urgente!”, no intuito de recuperar e padronizar os passeios públicos. Esta foi a Indicação encaminhada pelo vereador Marcelo Cardona na semana anterior. Segundo ele, basta uma rápida caminhada pelas ruas de Montenegro para verificar o número de imóveis que não têm passeios pavimentados. E nos casos onde há calçadas, estas se encontram danificadas, com desníveis, dificultando a movimentação das pessoas. Além de dar um aspecto desleixado à cidade, a falta de cuidado com as calçadas prejudica a mobilidade urbana.
Cardona ressalta que existe legislação municipal que trata da construção de calçadas, mas a lei não é aplicada. “Por isso estou sugerindo à implantação de um programa, que pode ser intitulado “Calçada Urgente!”, através do qual a municipalidade promoverá campanhas de conscientização que despertem nos cidadãos a compreensão sobre a importância da qualidade dos passeios públicos”, explica.
O vereador sabe, porém, que não basta apenas conscientizar. É preciso regrar a construção das calçadas, padronizar quanto ao tamanho e tipo de pavimento e deixar isso bem claro à população. Também, estabelecer prazos exeqüíveis para adequação. “Não adianta impor de hoje para amanhã”. Para Cardona, é importante informar até mesmo sobre as melhores espécies de árvores a serem cultivadas, pois se o plantio for correto, não haverá problemas com as raízes das árvores. “Hoje, a maioria dos estragos nos passeios públicos acontece por causa de árvores inadequadas”, acrescenta.
Na sugestão encaminhada ao prefeito o vereador propõe que se inicie com um projeto piloto, numa rua ou num bairro. “Sabemos que é difícil resolver a questão das calçadas de imediato, em toda a cidade. Então, que se comece a campanha num ponto determinado, estendendo-o aos poucos, para o resto da cidade. Penso que não importa por onde começará. O mais relevante é que se faça alguma coisa e logo, porque a questão das calçadas – ou a falta delas – em Montenegro é urgente”, conclui Cardona.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Hoje tem audiência pública sobre o Orçamento 2011

Acontecerá no plenário, a partir das 19h de hoje, a audiência pública do Orçamento 2011. Promovido pela Câmara de Vereadores, este encontro, que é aberto a todas as pessoas interessadas, vai debater onde serão usados os R$ 131.770.000,00 do orçamento municipal para o próximo ano.
Os projetos que compõem a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2011 já estão sob a análise do Legislativo e deverão ser votados até o dia 30 de novembro. "A expectativa é de que a proposta e as emendas encaminhadas na audiência estejam na pauta da sessão de quinta, dia 25", ressalta o vereador Marcelo Cardona. Para ele, é importante que a comunidade participe da audiência e conheça o orçamento da cidade. "O processo de análise está quase concluido. A audiência é a última oportunidade pública para discutir os valores e aplicações antes da votação em plenário", finaliza Cardona.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vereador promove intercâmbio entre fiscais de Montenegro e Porto Alegre

Agendada para o dia 17 de novembro, a visita dos fiscais municipais de posturas à SMIC - Secretaria de Indústria, Comércio e Produção de Porto Alegre. O objetivo é propiciar troca de informações e experiências no que se refere ao comércio ambulante irregular e à pirataria. A iniciativa de promover o encontro é do vereador Marcelo Cardona, que esteve na SMIC de Porto Alegre na semana passada e conversou com o secretário Valter Nagelstein e o chefe de fiscalização Walter Correa (foto). “No ano passado aprovamos a lei que prevê a cassação do alvará para quem fabrica ou comercializa produtos ilegais, a chamada pirataria. Infelizmente, a legislação aqui na cidade não tem sido aplicada, por uma série de dificuldades que nos foram relatadas pelos fiscais. Por isso, buscamos este intercâmbio com a secretaria de Porto Alegre, cuja atuação contra os ambulantes e a pirataria é bastante eficiente”, explica Cardona.
O vereador destaca que houve boa receptividade por parte das autoridades porto-alegrenses e da diretoria de fiscalização e fiscais de posturas de Montenegro à sua iniciativa. “O secretário Nagelstein nos recebeu, relatou como é feito o controle do comércio na capital, tanto localizado quanto ambulante, colocando-se à nossa disposição. Da mesma forma, a fiscalização montenegrina compreendeu que é importante conhecer o trabalho realizado pelos agentes de Porto Alegre e verificar o que pode ser trazido ou adaptado para a realidade local”, finaliza.
Participarão da reunião, no dia 17, além do vereador Marcelo Cardona, o diretor de fiscalização, Astor Lermen, e as fiscais Liane e Maribel, responsáveis por vigiar o cumprimento do Código de Posturas do Município.

domingo, 7 de novembro de 2010

Expotec terá 66 projetos que “resgatam valores do ser”

A partir de terça-feira (9 de novembro), a comunidade montenegrina poderá ver de perto os trabalhos de pesquisa científica realizada pelos alunos da Escola Estadual Técnica São João Batista. A 14ª Expotec – Exposição de Trabalhos Técnicos – traz este ano o tema “Resgatando os Valores do Ser” e tem 66 projetos inscritos.
Para o vereador Marcelo Cardona, é importante que as pessoas prestigiem a feira e conheçam os projetos realizados pelos estudantes dos cursos técnicos. “Sempre fico impressionado com a qualidade e a diversidade dos trabalhos apresentados. É gratificante ver o quanto os alunos se dedicam e se preparam para participar da Expotec”, ressalta.
Em reconhecimento à importância do evento, à tradição da Escola São João Batista no que se refere a projetos científicos e, principalmente, para estimular a pesquisa entre os alunos do ensino técnico, a Câmara de Vereadores de Montenegro aprovou a resolução que institui o “Prêmio Expotec”, através do qual o Legislativo custeará a inscrição dos trabalhos vencedores (alunos e professor orientador) na Mostratec, maior feira de pesquisa e tecnologia do sul do Brasil, realizada anualmente em Novo Hamburgo. “É um estímulo para fomentar a pesquisa e uma forma de garantir que os projetos que são destaques na nossa Expotec possam ser mostrados e avaliados num evento que reúne trabalhos técnico-científicos brasileiros e do exterior”, coloca Cardona.
A 14ª Expotec acontece de 9 a 11 de novembro, na sede da AABB, que fica na Rua Osvaldo Aranha, nº 2188. O público poderá visitar a exposição das 8 às 12 horas e das 14 às 22 horas.

sábado, 6 de novembro de 2010

Cardona participa de curso sobre mobilidade urbana


Com o objetivo de preparar e atualizar profissionais da engenharia e arquitetura quanto às normas técnicas previstas na Lei Federal n° 10.098, de 2000, a AEMO – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Montenegro -, em parceria com o CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura-, promoveu o curso básico Acessibilidade/Mobilidade Urbana nos dias 4 e 5 de novembro. “Foram dois dias de aprendizado e intensa discussão”, coloca o vereador Marcelo Cardona. Ele representou o Legislativo no evento. Fez questão de participar, apesar de não ser profissional da área. “O tema mobilidade urbana é muito importante e nós, como vereadores, precisamos buscar informações que possam embasar e nortear nosso trabalho”, acrescenta.
Cardona, que preside a Comissão de Estudos do Plano Diretor na Câmara, não tem dúvida de que as novas regras da cidade precisarão contemplar a acessibilidade. “Montenegro, assim como a maioria dos municípios brasileiros, terá de encontrar uma maneira de se adequar à legislação federal”, diz.
Para ele, as palestras trouxeram clareza acerca do que significa liberdade de ir e vir e reforçou a importância de buscar soluções que facilitem o acesso das pessoas, afim de que elas possam usar tudo que a cidade oferece. Do curso, destaca ainda, o relato de experiências bem sucedidas em outras localidades e o roteiro de visitas a diversos pontos da cidade, onde os participantes puderam simular as dificuldades de locomoção de quem tem mobilidade reduzida (foto).