Saiba mais no link http://www.camaramontenegro.rs.gov.br/noticia.php?id=1494
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Contratada assessoria técnica para o Plano Diretor
Saiba mais no link http://www.camaramontenegro.rs.gov.br/noticia.php?id=1494
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Últimos dias para fazer título eleitoral novo ou pedir transferência
Atenção: O comprovante de residência deve ser apresentado no próprio nome, ou, o eleitor tendo até 21 anos, no nome do pai ou da mãe, desde que ainda residam com esses. Caso esteja no nome do cônjuge, deverá apresentar a Certidão de Casamento. Estando o comprovante de residência no nome de outra pessoa, o eleitor deverá solicitar antes, ao Cartório Eleitoral, um modelo de declaração, o qual deverá ser preenchido pelo titular da conta apresentada.
O Cartório Eleitoral de Montenegro fica na rua Bruno de Andrade, 1809. Maiores informações podem ser obtidas, ainda, pelo telefone 3632-3880 ou através do e-mail zon031@tre-rs.jus.br.
terça-feira, 24 de abril de 2012
Cardona visita gabinete do deputado Renato Molling
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Vereador Cardona está em Brasília
Mais detalhes sobre o encontro com a senadora acesse
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Manutenção das lixeiras com propaganda
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Vereadores pedem que secretários sejam convocados
Novo dia e horário foram ajustados (9 de abril às 9 horas), no entanto o Executivo não compareceu. "Desta vez conseguimos contatar os demais convidados e cancelar a reunião, porque avisaram na véspera. Naquela outra oportunidade, em março, informaram alguns minutos antes. Ficamos todos esperando e ninguém da prefeitura apareceu", acrescenta Marcelo Cardona.
O requerimento que pede a convocação dos secretários municipais de Gestão e Planejamento, Obras Públicas, Viação e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente é baseado no artigo 50 da Constituição Federal e no artigo 15 inciso XVII da Lei Orgância do Município. "Estamos cumprindo nosso papel de fiscalizadores e defendendo a transparência em todas as ações e decisões publicas. Por isso queremos conhecer os projetos referentes aos contratos assinados com a Caixa", finaliza Cardona.
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Ausência do Executivo causa adiamento de reunião sobre contratos assinados outra vez

Esta mesma reunião já esteve agendada, inicialmente, para o dia 19 de março. No entanto, a Administração Municipal não compareceu, deixando os vereadores e demais entidades convidadas (foto) sem as necessárias explicações. O vereador Cardona chegou a encaminhar, no dia 22, um requerimento pedindo a convocação dos representantes da prefeitura. O requerimento está parado na Comissão Geral de Pareceres e não foi para votação em plenário porque o Poder Executivo garantiu que estaria presente quando nova data fosse marcada.
Porém, não foi isso o que aconteceu. Na quinta-feira passada, no final da manhã e antes do ponto facultativo e do feriado de Páscoa, a Câmara foi informada que o Executivo não estaria presente à reunião. Naquele mesmo dia, o prefeito enviou ofício ao Legislativo anunciando que 'doravante, a Administração só participará de reuniões nessa Casa Legislativa quando somente estiverem presentes vereadores, representantes e porta-vozes da comunidade'...
"Esperávamos que desta vez eles comparecessem e apresentassem os projetos não só para nós vereadores, mas também para as entidades convidadas", diz Marcelo Cardona. “Estamos avaliando a melhor alternativa, agora que a Administração oficializou a decisão de não participar. Continuamos firmes no propósito de conhecer e dar maior transparência às obras a que se referem os contratos”, conclui.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Criação da Frente Parlamentar pela Segurança no Trânsito
Na última sessão legislativa, o vereador Marcelo Cardona propôs a criação de uma Frente Parlamentar pela Segurança no Trânsito. A proposição está na Comissão Geral de Pareceres (CGP) para análise e deverá integrar a pauta de votação desta semana. Segundo Cardona, o trânsito é um tema que merece atenção tanto do poder público quanto da sociedade civil, pois todos têm responsabilidades, seja como políticos, cidadãos, motoristas, ciclistas ou pedestres. “Cada um pode e deve contribuir para a segurança no trânsito de Montenegro”, justifica.
O vereador lembra, ainda, que o Legislativo, através dos seus representantes, tem sido atuante nas variadas questões relacionadas à cidade. Por isso, acredita que a Câmara vai, mais uma vez, liderar esta Frente, que tem como objetivo envolver toda a comunidade. “Queremos que seja um órgão de auxílio, propositivo, fiscalizador e parceiro nas ações que visam diminuir a imprudência e violência nas ruas e estradas montenegrinas”, destaca.
Ao propor a Frente, Cardona ressaltou as estatísticas que mostram a violência no trânsito da cidade. “Todos os dias, os meios de comunicação montenegrinos trazem notícias sobre acidentes de trânsito. Muitos deles fazendo vítimas fatais, dilacerando famílias e ceifando da sociedade muitos cidadãos em idade produtiva. Esperamos, com o apoio dos demais vereadores, auxiliar na conscientização da população e contribuir para reduzir o número de acidentes aqui em Montenegro”, conlcui.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Cardona prõpoe reunião sobre contratos assinados
O requerimento foi lido na sessão passada e está em análise na Comissão Geral de Pareceres. A votação em plenário deve acontecer na próxima quinta, dia 1º de março.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Lixo urbano retorna à pauta de reuniões
Segundo Cardona, o objetivo é saber em que fase está o processo para licitar o recolhimento de resíduos, já que em janeiro foi publicado mais um edital de contratação emergencial para este serviço. Também, saber qual a situação atual das famílias de recicladores, já que o aterro sanitário foi desativado e os novos galpões de reciclagem não estão prontos. "O lixo urbano é um tema preocupante, pois envolve questões sociais, já que a falta de solução tem deixado dezenas de famílias que atuam na reciclagem sem trabalho; questões financeiras, por causa das repetitivas contratações emergenciais; e ambientais, uma vez que há diversas reclamações quanto à coleta", diz.
O requerimento será discutido na reunião da Comissão Geral de Pareceres e entra na pauta de votação da próxima quinta-feira (16 de fevereiro). Só depois é que serão definidas a data e o horário da reunião.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Emenda e pedidos de informação no reinício das sessões
Cardona encaminhou, nesta mesma sessão, seis Pedidos de Informação, abordando temas como transporte coletivo urbano, coleta de resíduos sólidos, Parque Centenário, arrecadação da empresa Doux Frangosul e andamento da obra de construção da ponte sobre o Arroio São Miguel. Pedidos na íntegra no link "Atuação na Câmara".
Também por iniciativa do vereador progressista foi apresentada (e aprovada em plenário) uma emenda ao projeto de lei para abertura de crédito especial para compra de ônibus do Programa Caminho da Escola. A emenda foi assinada, ainda, pelos vereadores Marcos Gehlen, Ari Müller, Carlos Einar de Mello, Rosemari Almeida e Laureno Renner. "Incluímos apenas que os veículos para transporte escolar, na área urbana, serão usados para atender a totalidade dos alunos portadores de necessidades especiais matriculados no município", explicou Cardona