sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!

Uso um poema de Carlos Drummond de Andrade para expressar meu desejo de que 2012 seja um ano feliz para todos os montenegrinos. Votos de saúde, coragem, alegria e esperança para que cada cidadão, a sua maneira, faça a diferença neste novo ano.

Receita de Ano Novo

"Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre".

domingo, 18 de dezembro de 2011

Vereador Cardona publica livro com seus artigos

O Café da Estação foi o local escolhido pelo vereador Marcelo Cardona (PP) para a apresentação do seu livro "Montenegro: Histórias de um lugar bom para viver". Na presença de representantes da imprensa montenegrina e de alguns familiares (na foto a mãe Therezinha, o irmão Leandro e os filhos Roberta, Bernardo e Gustavo) ele explicou que a idéia de publicar um livro surgiu quando ele se deu conta da quantidade de textos que escreveu ao longo dos últimos três anos. "Não tenho grandes pretensões literárias. Apenas encontrei uma forma inovadora de prestar contas. Através dos artigos, mostro minha opinião e postura frente aos importantes temas da cidade", coloca. "Revelo meus pensamentos, angústias e expectativas como cidadão e político", acrescenta.
O livro está dividido em quatro capítulos: Vivências, Atuação Legislativa, Política e Planejamento. A distribuição acontecerá da mesma forma que nos anos anteriores. O vereador vai entregar pessoalmente pelas ruas da cidade.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Primeira pesquisa para 2012 mostra Cardona na frente

O vereador Marcelo Cardona (PP) tem a preferência do eleitor montenegrino na disputa pela prefeitura na eleição de 2012. Foi isso que demonstrou a pesquisa publicada no Jornal Ibia de sexta, dia 2 de dezembro. Em todos os cenários apresentados aos entrevistados, Cardona foi o mais citado.
Na avaliação de Cardona, a pesquisa retrata o momento político montenegrino, a partir da movimentação iniciada pelos partidos.Considerou o resultado favorável, mas é cauteloso. “Faltando tanto tempo para eleição, este é apenas um reflexo do momento. Mesmo assim, estou muito feliz por ver uma pesquisa séria indicando que os montenegrinos estão em busca de uma nova maneira de resolver as questões da cidade. E que identificam no meu nome essa alternativa de mudança”, destaca.
Também acredita que a distância - entre a data da pesquisa e o início efetivo das campanhas, em julho de 2012 - explica o alto índice de eleitores indecisos. “Como já disse, falta muito tempo ainda. Este é um assunto para o ano que vem. Por enquanto vou continuar, com todo empenho, meu trabalho na Câmara de Vereadores”.
Mais informações na edição do Jornal Ibiá de 2 de dezembro de 2011 ou pelo site http://www.jornalibia.com.br

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PP comemora "11" com 140 novas filiações

O Partido Progressista realizou um jantar comemorativo ao dia 11 de 11 de 2011. Na confraternização, ocorrida no Esporte Clube Renner, houve apresentação de mais 140 novos filiados. "Pessoas que se somam às 152 adesões progressistas que tivemos em setembro", destacou o presidente Agenor Rigon. Em sua manifestação, o vereador Marcelo Cardona, líder no PP na Câmara de Montenegro, enfatizou o poder de mobilização e a boa receptividade à proposta do partido. "Nossa confraternização superou as expectativas. Queríamos fazer uma festa para marcar o 11 de 11 de 2011. Mas o que vemos é muito mais do que isso. É união, mobilização, crescimento. Fruto do trabalho sério e da proposta comprometida que o PP tem para Montenegro", colocou.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Confraternização progressista na "Sexta 11"

O Partido Progressista está mobilizado nacionalmente para comemorar o dia 11 de novembro. Aqui em Montenegro, o diretório estará promovendo um Jantar de Confraternização, denominado “Sexta 11”. De acordo com o presidente do PP montenegrino, Agenor Rigon, será um momento para reunir filiados, simpatizantes e amigos. “Objetivamos estreitar os laços de amizade e fortalecer a disposição de praticar a boa política”, coloca Rigon.
Segundo o progressista, a orientação do PP é para que os diretórios em todo o Brasil realizem movimentos para destacar a data. “Nós optamos pelo encontro à noite, com jantar. Estaremos reunidos e celebrando neste 11 de 11 de 2011”, conclui.
O evento do Partido Progressista acontecerá da sede do Esporte Clube Renner, a partir das 20 horas. Os convites (R$ 10,00) podem ser adquiridos através do telefone 9104 1607, com Ana Paula.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Indicação sugere fim dos panfletos nos veículos

O vereador Marcelo Cardona (PP) encaminhou na última sessão uma Indicação propondo "Que a Administração Municipal elabore legislação que proíba a colocação de propagandas (panfletos) nos veículos estacionados em via pública no município de Montenegro". Antes de apresentar esta proposta, o assunto foi debatido com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo, bem como foram ouvidos setores da Prefeitura (Obras, Meio Ambiente e Fiscalização). Todos se mostraram favoráveis à idéia.
Segundo o vereador, a grande maioria das pessoas diz que a colocação de panfletos nos pára-brisas, portas ou vidros de carros, ou ainda nas motos, é um desperdício. Fica à mercê do vento, da chuva. Quase ninguém olha ou lê. "Na maioria das vezes estas publicidades caem ou são jogadas no chão e trazem sérios danos à cidade. Sujam ruas e calçadas e prejudicam o escoamento de água da chuva", justificou Cardona.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cardona entrega título de Cidadão Benemérito ao presidente da Fiergs e homenageia 90 anos da ACI

A Câmara realizou ontem à noite sessão solene alusiva aos 90 anos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo e entregou o título de Cidadão Benemérito ao empresário Heitor José Müller, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.
Em nome do Legislativo, discursou o vereador Marcelo Cardona (PP), que ressaltou as trajetórias de sucesso e participação comunitária tanto da ACI Montenegro/Pareci Novo quanto do montenegrino Heitor Müller. "Passados 90 anos, o foco representativo e participativo da Associação Comercial permanece inalterado: promover o crescimento econômico do município fortalecendo as organizações empresariais", disse. Em tom emocionado, relembrou o convívio, ao longo dos anos, com Heitor Müller. "Mais do que homenagear o empresário, queremos reconhecer o homem. Exemplo de cidadão e pai de família que nos mostra, a cada dia, que é possível ser, ao mesmo tempo, um homem de negócios bem-sucedido, um pai de família dedicado e uma liderança comprometida com o desenvolvimento da sua cidade", colocou.
Além de Cardona, usaram a tribuna Karl-Heinz Kindel, presidente da ACI, o vice-prefeito Marcos Griebeler e o homenageado Heitor Müller. "O momento é de alegria e devemos celebrar mais vezes as coisas que nos agradam. As gerações futuras não lembrarão de nós pelos discursos bonitos, mas sim pelas atitudes que tomamos, pelas soluções que encontramos e pelas obras que concretizamos", destacou o empresário.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vereador encaminhará proposta sobre panfletos

Nos próximos dias o vereador Marcelo Cardona (PP) encaminhará uma Indicação sugerindo ao prefeito a elaboração de uma lei que proíba a colocação de panfletos e propagandas nos pára-brisas dos veículos estacionados em via pública. Nesta semana, durante reunião com representantes da prefeitura (Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Procuradoria), expôs os objetivos da sua proposta.
Saiba mais acessando o site oficial da Câmara de Vereadores, no link http://www.camaramontenegro.rs.gov.br/noticia.php?id=1349

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Entrega de título e 90 anos na sessão de quinta

Acontecerá no dia 27 de outubro a sessão solene de entrega do título de Cidadão Benemérito ao empresário Heitor José Müller, montenegrino que atualmente dirige a FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul -. Na mesma noite haverá homenagem à Associação Comercial, Industrial e de Serviços Montenegro/Pareci Novo, pela passagem do seu 90º aniversário de fundação.
Em nome do Legislativo falará o vereador Marcelo Cardona (PP), que propôs a solenidade. "Será um momento especial, de reconhecimento ao cidadão e empresário Heitor Müller e também de comemoração aos 90 anos da ACI", destaca Cardona.
Por causa da sessão solene, marcada para 19 horas, a reunião ordinária da Câmara (com votação de pedidos e projetos) acontecerá às 18 horas.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bancada do PP na Câmara tem Naná, Melão e Rose

Até o dia 22 de outubro Elton Batista Haag, o "Melão" ocupará uma cadeira da bancada progressista na Câmara de Vereadores. Ele tomou posse na sexta, dia 8 e foi prestigiado pelos demais vereadores do PP. Na foto, "Melão" entre os colegas Carlos Mello (Naná), Marcelo Cardona (licenciado) e Rose Almeida. Mais detalhes sobre a posse e o trabalho do suplente do Partido Progressista disponíveis no site oficial do Legislativo.
http://www.camaramontenegro.rs.gov.br/noticia.php?id=1339

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cardona dá lugar ao suplente Elton "Melão"

A sessão de hoje antecede a licença do vereador Marcelo Cardona, que se afastará do Legislativo (sem remuneração) por duas semanas. No seu lugar assume o quarto suplente do PP, Elton Batista Haag, mais conhecido como "Melão".
Saiba mais no site http://www.camaramontenegro.rs.gov.br/noticia.php?id=1338

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Eleição municipal: PC do B, PP e PSB juntos

Reunidos com a imprensa montenegrina, na Estação da Cultura, dirigentes do Partido Progressista (PP), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Comunista do Brasil (PC do B) anunciaram a elaboração de uma proposta conjunta para as eleições de 2012. Segundo eles, os 'compromissos mínimos' - 11 pontos principais -, são a base para formatação de um plano de governo.
Estiveram presentes ao encontro, Luciano Ventura e José Vanderlei Lenz pelo PC do B, Agenor Rigon e Marcelo Cardona pelo PP, Laureno Renner e José Breno da Cruz pelo PSB.
Mais informações na edição do Jornal Ibiá de hoje: http://www.jornalibia.com.br/interna.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=83476&intIdEdicao=1994&PHPSESSID=80039b7b6a012b3350b11ebfe8b5c57a

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Progressistas comemoram 152 novas filiações

Ainda repercute o Encontro Municipal do Partido Progressista realizado no final de semana, quando foram anunciados os 152 novos filiados. "Estamos reforçando o time e novas adesões ainda devem vir por aí", afirma o presidente do PP, Agenor Rigon. Segundo ele, um novo evento será marcado para 11 de novembro. A data foi escolhida pela importância do número 11 para os progressistas. "Será um momento de integração com a comunidade e novas filiações", anuncia.
Quem são os novos integrantes do PP:
Acedir Faustino da Silva, Adelmo Nogueira, Ademir Antonio Penz, Adriana de Souza Pereira, Adriano Carneiro, Alessandra Pölking Kautz, Alex Friedrich, Alexandra Bzuskaa Buttenderbender, Alexandre dos Reis Bonifácio, Almiro Orth, Alzir Antonio Nedel, Amauri Ávila,Amélia Tresinha Machado, Ana Rosa Parcianello, André Kreibich de Oliveira, Andressa Koch, Andressa Rodrigues da Silva, Anemari Kranz Bender, Angelita Costa, Argeu Martins, Arlete Oliveira de Souza, Arlete Terezinha da Silva, Augusto Rafael Zanatta, Benjamin Martiny Barreto, Camila Petry do Canto Ignácio, Carla Fernanda Boos, Carlos Frederico Lemmertz,Carlos Leandro de Mello Fontoura, Carmen Pafiadache Rocha, Cesar Augusto Eswein Morellato, Clair Terezinha Druzian de Vargas, Clarissa Seelig, Claudia Brodt Lemes, Clemente Pölking, Daine de Jesus, Daniel Petry Kherwald, Dealmo de Mello Nogueira, Deisi Oliveira Parcianello, Delio Gilberto Hartmann, Denis José machado, Denise Giron, Dionéia Carvalho Lehder, Djacir Vieira Alves, Dorval Luis Facasso, Edna Vargas, Eliandro da Rosa, Enio Medina Claro, Eunice Buttenbender, Eunice Maria Fabrazil, Fabiana Vargas dos Santos, Fabiano Pereira de Souza, Fátima Veloso, Felipe Alex Machado, Fernanda Isse, Fredi Bordin Cauduro, Gabriel Zanatta, Gabriela Martins, Gabriela Petry Kehrwald, Gabriele de Paula Bonifácio, Gerson Luiz Mottin, Gerson Santos Conceição, Gessi Vargas dos Santos, Gilberto Azevedo, Gilberto Carollo, Gilberto dos Santos, Graciele Ramires, Gustavo Kranz Bender, Gustavo Zanatta, Hamilton Luis Muller, Hário Jordão, Igor Fernando Pithan, Irajá Lehder, Isa Barreto,Isabel Cristina Porto Bastos, Israel da Silva Flores, Jadson Skakun Ferreira, Jaime Buttenbender, Janaína Ramos do Nascimento, Jannes Daniela Boos da Rosa, Joana Louvane labres da Rosa, João Luis Pereira, Joel Fabiano Kerber, Joice Maria Heckler, José Paulo Muller, Judith Herlha Selbach Werner, Juliana Almeida, Juliana Moscofian, Katriny Moreira Líbio, Larissa Druzian de Vargas, Leandro Ideno dos Santos, Leandro Petry Goulart, Letícia Pereira de Souza, Liana Santos, Luis Carlos de Azevedo, Luis Henrique de Souza, Luiz Carlos Dorr,Luiz carlos Lacerda Lemes, Luiz Carlos Masseron Peres, Luiz Fernando Mombach, Luiz Nardi, Maiara da Silva, Manoela Vieira Petry, Marcelo Ignácio, Marcia Teresinha Costa Figueiredo, Márcio Marini Sangalli, Marcos roberto da Silva, Maria Eduarda Brodt Lemes, Maria Julia Brodt Lemes, Maria Lisete Berwanger, Maria Luiza da Silva, Maria Olinda Sarmento Carollo, Maria Vanilda Verde, Marilucia da Silva, Marisa Líria Scharammel, Marisa Teresinha de Mello, Marta Cardoso, Miguel Maciel Dias, Nedson Roberto Mattana, Nei de Paula, Neida Cristina de Paula, Neusa Maria Barbosa Saraiva, Patrícia Kunzler, Patrícia Renata Pereira, Patrick Druzian de Vargas, Paulo Sérgio Farias Rosa, Rafael Borges Tavares, Rejane Conceição Martins Frank, Roberta cardona, Rodrigo Silveira de Ávila, Rosa Giacomeli de Castilhos, Rosangela Humes Lemmertz, Roselaine Ossig, Rosemari Hartmann Sebastiany, Saionara Orth, Sandra Paes da Silva, Silvia Beatriz Vieira de Paula, Silvio Luiz Viegas, Simone Azevedo de Azevedo, Sonia Maria de Paula, Tânia Maria de Paula, Tatiana Azevedo dos Santos, Teresa Maria da Rosa de Paula, Teresinha Vargas Fernandes, Ubirajara Resende Mattana, Valdeci Machado, Valmi Walter, Vanessa da Silva, Vera Lúcia Sharaf el Deen, Vilmar Volff Sauthier, Virginia Wagner Petry e Zita Becker.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pronatec será tema de reunião na Câmara segunda

Na próxima segunda-feira, 26 de setembro, a Câmara Municipal realizará uma reunião para tratar sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O encontro foi requerido pelos vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen (PT), com o intuito de apresentar o Pronatec à comunidade e, a partir destas informações, formar grupos de trabalho para outras ações específicas. “Precisamos conhecer as ações que integram este programa para então iniciar um grande movimento e a busca de investimentos para a nossa região”, justificam os vereadores.
A reunião inicia às 16 horas e terá a presença do deputado socialista Luiz Noé, que integra a Comissão de Educação da Câmara Federal.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PP anuncia jantar com uma centena de novas filiações

Marcado para o próximo dia 23 de setembro, a partir das19h30min, o Encontro Municipal do PP – Partido Progressista. O evento acontecerá no CTG Estância do Montenegro. “Queremos confraternizar e fortalecer a mobilização dos progressistas montenegrinos”, ressalta o presidente Agenor Rigon.
A realização de encontros nos municípios faz parte da agenda política elaborada pelo diretório nacional da sigla e tem como objetivo motivar e ampliar o quadro de filiados. Em Montenegro, o movimento por novas filiações foi intenso nas últimas semanas. “Recrutamos pessoas de todas as faixas etárias, de diferentes segmentos e representantes de diversas localidades, a fim de renovar e reforçar o nosso partido”. O presidente garante que mais de cem novas fichas serão assinadas durante o jantar. “A ideologia e a tradição do PP, somadas ao trabalho comprometido das nossas lideranças, são fatores que aglutinam e facilitam a identificação de novos membros”, acrescenta.
O Encontro Municipal do PP acontecerá no CTG Estância do Montenegro. Os ingressos, no valor de R$ 12,00, podem ser adquiridos pelos telefones 91041607 (Ana Paula) ou 8142 3629 (Lya).

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Deputado manifesta apoio à candidatura do PP local

O vereador Marcelo Cardona recebeu a visita do deputado federal Renato Molling (PP) no final de semana. Na oportunidade, conversaram sobre o cenário político nacional, as demandas gaúchas e o quadro montenegrino para as eleições do ano que vem. Molling destacou o fortalecimento do Partido Progressista, a partir dos municípios, e manifestou total apoio à candidatura do PP em Montenegro. “Pela qualidade de nomes que possui entre os filiados, é natural que o PP apresente candidatos fortes. Conhecemos a atuação dos progressistas em Montenegro e a preocupação que têm com um projeto de crescimento para a cidade”, justificou Molling.
Para Cardona, é sempre importante a aproximação com os parlamentares gaúchos em Brasília. “A visita do deputado demonstra seu interesse em intensificar o contato com as bases e disposição para representar os interesses montenegrinos. Este apoio é muito importante para que tenhamos maior suporte no encaminhamento de demandas e mais força para conseguir a aprovação de propostas que contemplem nosso município”, diz Cardona.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cardona faz discurso oficial na "sessão farroupilha"

O vereador Marcelo Cardona foi o orador oficial da sessão solene realizada no Parque Centenário, dentro da programação da Semana Farroupilha. Falou sobre a reverência ao 20 de setembro e fez um chamamento para que todos sejam cidadãos comprometidos e responsáveis por uma sociedade melhor. Confira o discurso na íntegra:
"Boa noite senhoras e senhores.
Peço licença ao prefeito Percival de Oliveira e aos meus colegas vereadores, para uma saudação especial ao patrono da Semana Farroupilha de Montenegro, o ex-vereador Altacir Martins da Silva, que infelizmente não pode estar conosco hoje, e ao presidente da Comissão Executiva da Semana Farroupilha, o senhor Lauro de Andrade. Dois autênticos representantes do tradicionalismo montenegrino. Dois corações gaúchos que, nesta época do ano, batem mais forte... Emocionados...
Uma referência especial também à direção e colaboradores da Arte Som Instrumentos Musicais, empresa homenageada em 2011. Parabéns Ademir Fachini. Muito justo este reconhecimento ao seu espírito empreendedor e comunitário.
Meus cumprimentos, ainda, a todos os peões e prendas que se dedicam às lidas campeiras e artísticas. Que trabalham com afinco para que o nosso Parque Centenário se transforme no nosso acampamento farroupilha, onde a chama crioula ilumina o culto às tradições e aquece nossa convivência. Um lugar onde renovamos, todos os anos, nosso amor e orgulho pelas coisas da nossa terra.
Reviver a história, relembrar o passado, a cada ano, principalmente durante a Semana Farroupilha, é o que assegura a manutenção da nossa identidade gaúcha. Poucos estados brasileiros celebram com tanta empolgação e respeito suas datas cívicas.
Como diz o poema de Marco Aurélio Campos
“Sou raiz, sou sangue, sou verso...
Sou maior que a história grega...
Eu sou gaúcho e me chega...
Prá ser feliz no universo”.
A Semana Farroupilha é uma unanimidade regional. Reúne cidadãos de todas as origens e classes sociais. Congrega patrão e peão, brancos, índios, negros, mestiços, descendentes de alemães, italianos, polacos, portugueses... Gremistas e colorados... Acho que em nenhum outro lugar se canta o hino do estado com tamanha reverência. É sempre uma emoção entoar o refrão que nos remete aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Um orgulho pertencer à nobre estirpe de um povo trabalhador, próspero, valente e hospitaleiro. Forjado pelos ventos, ora minuano e gelado, ora do norte e abafado. Calcado em valores morais. Alicerçado na família, na terra, na força do trabalho.
É uma grande honra ser o orador nesta sessão solene da Câmara de Vereadores. Quero, de maneira simples, mas direta, fazer um chamamento a todos. Que não esqueçamos os ideais e a força que nos move e nos une.
Os farroupilhas de ontem e os farroupilhas de hoje são aqueles que lutam, todos os dias, para termos uma sociedade melhor. Cada um do seu jeito. Cada qual na sua lida.
Pensemos, pois, no que somos e fazemos hoje. No que podemos melhorar. Numa forma de participar. Nossos antepassados lutaram tanto por princípios democráticos e de liberdade. A nós cabe aprimorá-las. Sempre. Todos os dias. A fim de que a cidadania seja plena e todos sejam partícipes na construção de uma cidade, um estado e um país mais justo e feliz.
Como diz nosso hino “Sirvam nossas façanhas de modelo... De modelo a toda a terra”. Hoje nós reverenciamos aqueles farroupilhas que lutaram contra o autoritarismo. Sentimos orgulho pelo que fizeram. O que será que pensarão, ou dirão de nós daqui a 10, 50, 100 ou 176 anos? Depende do que somos e fazemos hoje para sermos lembrados pelas próximas gerações. Que as nossas façanhas sirvam de exemplo para nossos filhos, nossos netos e todos aqueles que virão depois. Que eles possam também sentir orgulho de nós. Possam, reunidos numa roda de chimarrão, em volta de um braseiro, ou numa solenidade cívica alusiva ao 20 de setembro, contar sobre uma época em que homens e mulheres fizeram a diferença. Construíram, através da participação, e do comprometimento, uma cidade melhor.
Somos gaúchos. Trazemos conosco uma certa inquietação. Uma ânsia que nos leva à frente. Que nos move e encoraja. Pois deixemos aflorar esta ânsia para superar as adversidades. Usemos nossa inquietude para fazer diferente. Mostremos coragem e disposição. Montenegro merece. A geração futura agradece.
Patrão Lauro: Quero, para finalizar, agradecer em nome do Legislativo a oportunidade de estar presente neste acampamento farroupilha. Não tenho, como o senhor – e tantos outros peões e prendas – traquejo com o laço ou jeito para ser um bom declamador. Muito menos me arrisco numa trova ou na chula. Perdoem a minha ousadia, todos vocês aqui presentes, mas quero me despedir com um verso de Pedro Ortaça, que tantas vezes já me emocionou na voz de Jaime Caetano Braun:
Um dia, quando eu me for
Rumbeando a querência eterna
Onde bolearei a perna
diante do meu criador
Não chorem
ao pajador do velho pago florido
Que há de cantar comovido
até o último repuxo
Porque só em nascer gaúcho
vale a pena ter nascido.
Muito Obrigado!"

domingo, 11 de setembro de 2011

Cardona pede reunião para debater “lei dos panfletos”

O vereador Marcelo Cardona (PP) está propondo, através de requerimento encaminhado na sessão de ontem, uma reunião com a Administração Municipal para tratar sobre legislação que disciplina a colocação de panfletos nos pára-brisas dos carros estacionados nas vias públicas. “Já discutimos o tema com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo, de quem obtivemos total apoio. Agora queremos conhecer a posição da prefeitura”, ressalta Cardona. “É consenso que as propagandas, em forma de panfletos, colocadas de forma aleatória nos veículos, são um desperdício. A grande maioria não olha e poucos se preocupam em descartar de forma correta. O que se vê são papéis caindo, voando, sujando ruas e calçadas e entupindo bueiros e bocas de lobo”.
Para Cardona, é importante saber a opinião do órgão municipal porque é dele a iniciativa deste tipo de lei e é ele o responsável pela fiscalização. “De nada adianta a criação de mais uma lei se não for colocada em prática ou exigido o seu cumprimento”, acrescenta. Segundo o vereador, a idéia inicial era sugerir uma legislação que envolvesse todos os tipos de distribuição de panfletos. Inclusive as propagandas colocadas nas grades, muros, pátios e caixas de correio. “Mas sabemos que não há estrutura de fiscalização para isto. Optamos então, por iniciar apenas com o material que é deixado nos carros”, explica. “Mais adiante podemos ampliar, quem sabe até com uma campanha de conscientização sobre a importância e a responsabilidade no descarte”.
O requerimento deverá ser votado na próxima semana. Só depois é que serão definidas a data e o horário da reunião.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Melhorias na pista de skate do Parque Centenário

O vereador Marcelo Cardona está em contato com a Secretaria de Obras para verificar se há previsão para o iníco das obras de melhoria na pista de skate. O prefeito Percival de Oliveira, a secretária de Obras Karina Daudt e o diretor de esportes "Chiquinho" estiveram no Parque Centenário na semana anterior para averiguar a situação da pista Stéfano Müssig Fabre. A visita ao local foi combinada numa audiência realizada no gabinete, por intermédio do vereador Cardona, da qual participaram representantes dos skatistas. Naquela oportunidade, eles relataram o precário estado de conservação da pista, que há muito tempo não recebe manutenção e coloca em risco os jovens que praticam manobras de skate naquele local. O piso de concreto está rachado em diversos pontos e a rampa apresenta muitas falhas. Os skatistas levaram, ainda, solicitação de melhorias e ampliação do espaço, com a colocação de novos obstáculos.
Do encontro no Centenário, ficou acertado um estudo para realizar os reparos mais urgentes. Também que a prefeitura, através da Secretaria de Obras, tentará localizar um projeto de ampliação elaborado em 2006, encaminhado naquela oportunidade pela vereadora Rosemari Almeida, que previa arquibancada de concreto, corrimão, bebedouro, novos obstáculos, mesa dupla e protetor anti-quedas. Segundo os skatistas, este é um importante espaço, que precisa de mais atenção e manutenção regular. "A situação atual da pista de skate traz riscos porque está bem danificada, tanto pela ação do tempo como pelo uso. Esperamos que a reforma aconteça o mais breve possível", colocam.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cardona quer prazo maior para divulgação dos reajustes no transporte coletivo

O vereador Marcelo Cardona encaminhou um projeto de lei para ampliar o prazo de divulgação quando houver aumento nas tarifas de transporte público. A atual legislação, que é de 1993, prevê que a comunicação dos reajustes aconteça 48 horas antes. Cardona está propondo cinco dias úteis. "As atuais 48 horas são insuficientes para uma ampla divulgação, ainda mais quando a majoração no valor da passagem acontece no final da semana, um período onde o movimento – sobremaneira de trabalhadores e estudantes – é bem menor", justifica.
Cardona, ao encaminhar o projeto, que encontra-se em análise na CGP (Comissão Geral de Pareceres), ressaltou que aumentar o prazo para comunicar alterações nas tarifas não acarreta prejuízo a nenhuma das partes envolvidas na prestação do serviço de transporte coletivo. Pelo contrário, traz maior transparência e evita transtornos e reclamações, como aconteceu há poucos dias, quando os usuários foram pegos de surpresa numa segunda-feira. A majoração da tarifa aconteceu na sexta. Apesar de ter atendido o prazo de 48 horas, surpreendeu as pessoas que utilizam o transporte coletivo. "A maioria tomou conhecimento do novo valor somente na segunda, ao embarcar. É justo isso que queremos evitar daqui para frente", conclui.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Vereadores organizam reunião sobre o Pronatec

Deverá acontecer até o final do mês de agosto a reunião para tratar sobre o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – requerida pelos vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen (PT). A idéia é apresentar o Pronatec e a partir deste encontro formar grupos para outras ações específicas. “Precisamos conhecer as ações que integram este programa para então iniciar um grande movimento e buscar investimentos para a nossa região”, diz Cardona (foto).
A data ainda não está confirmada porque os vereadores aguardam um retorno do deputado federal Ronaldo Zulke (PT). Ele foi convidado para vir a Montenegro e fazer uma exposição sobre o Pronatec. “O deputado tem grande conhecimento do assunto. Foi, inclusive, um dos organizadores da audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, dias atrás” ressalta.
O projeto de lei que institui o Pronatec está na pauta de votação do Congresso e deverá ser apreciado em agosto, logo depois do recesso. De acordo com o Governo Federal, através do Pronatec serão oferecidas oito milhões de vagas, até 2014, tanto na educação profissional para estudantes do ensino médio, como para trabalhadores que necessitam de qualificação.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Câmara aprova título benemérito para Heitor Müller

O projeto de Decreto Legislativo que concede o título de Cidadão Benemérito ao empresário Heitor José Müller foi aprovado por unanimidade na última sessão legislativa. Segundo o vereador Marcelo Cardona, autor da proposta, a honraria é uma forma de reconhecer a importância do empreendedor e cidadão, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Montenegro.
Ainda não há data fixada para a entrega do título, que deve acontecer, conforme consta no projeto, numa sessão solene do Legislativo. A cerimônia normalmente é marcada em comum acordo. “Se busca conciliar a agenda do homenageado com as datas disponíveis para solenidades na Câmara. A definição de data, hora e local é feita em conjunto”, explica Cardona.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cardona propõe título Benemérito para Heitor Müller

Será votado na sexta, dia 15 de julho, o projeto de Decreto Legislativo que concede o título de Cidadão Benemérito ao empresário Heitor José Müller. Segundo o autor da proposição, vereador Marcelo Cardona, a honraria é uma justa homenagem ao cidadão e empreendedor, que sempre deixou sua marca nas instituições e empresas onde atuou. "Heitor Müller participa ativamente das questões que envolvem o município de Montenegro, seja por meio de suas empresas, que geram emprego e renda, ou por sua atuação em entidades representativas. Ao longo dos anos, apesar das tantas responsabilidades profissionais, nunca descuidou da comunidade montenegrina e esteve engajado – e atuante – em inúmeras conquistas", justificou Cardona, citando como exemplo a construção da Escola do Senai, do Centro de Atividades do Sesi e da Cúria da Diocese.
O título de Benemérito será votado um dia depois da posse de Heitor Müller na Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) e no Ciergs (Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul), que estão entre as maiores e mais importantes entidades empresariais do Brasil. A sessão da Câmara de vereadores, inclusive, que normalmente acontece às quintas-feiras,foi transferida para sexta, às 19 horas.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Resposta diz que máquina de pintura está no conserto

No final da semana anterior chegou a resposta ao Pedido de Informação, encaminhado pelo vereador Marcelo Cardona, relativa à máquina de pintura adquirida pela prefeitura em 2009. Segundo o texto enviado pela Administração Municipal, foram investidos R$ 53.027,34 na aquisição da máquina e R$ 21.962,66 em equipamentos e acessórios. A resposta diz, ainda, que a máquina foi usada várias vezes e atualmente está em conserto na empresa em Lajeado, pois está coberta pela garantia.
"O texto não menciona datas ou prazos. Não esclarece quando foi levada para o conserto, nem qual a expectativa de retorno. Por isso, encaminhei outro Pedido de Informação", coloca Cardona. No Pedido lido e votado na última sessão, é questionado o nome da empresa da qual a máquina foi adquirida e se é a mesma que está fazendo o conserto. Também é solicitado que seja explicitada a data em que ela parou para conserto e quando voltará a ser usada. "Além disso, perguntamos qual a falha que ela apresentou, ou seja, qual o motivo do reparo", destaca o vereador.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Beira do rio: Empresários e moradores exigem rapidez na construção da ponte sobre o Arroio São Miguel

Uma solução definitiva e rápida para reconstrução da ponte sobre o Arroio São Miguel, na beira do rio. Este foi o tema central da reunião realizada na manhã de hoje na Câmara. O encontro, proposto pelos vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen (PT), elucidou alguns pontos técnicos referentes à obra, mas frustou os participantes -moradores e empresários - quanto ao prazo de conclusão.
Segundo a secretária de Obras, Karina Daudt, que representou o Executivo na reunião e esteve acompanhada do engenheiro Gustavo Colombo, somente agora conseguiram obter três orçamentos para elaboração do projeto, número mínimo previsto na Lei de Licitações. "Esta obra exige especialidade e não há muitos profissionais disponíveis no mercado. Também as empresas não têm interesse em assumir o projeto, pois ficam impedidas de participar da execução", argumentou. "Agora vamos optar pelo melhor orçamento e iniciar a elaboração do projeto. Acredito que em 50 dias esta fase estará encerrada, quando então será aberto o processo de licitação para a execução da obra".
Questionada sobre o porquê da construção da ponte não ser considerada emergencial, explicou que a Procuradoria Jurídica não entende desta forma, pois já havia um processo aberto, desde o ano passado, tratando de reparos nas cabeceiras. "O que caracteriza o emergencial é a falta de expectativa do fato. Mas nós sabíamos dos problemas que a ponte apresentava. Tanto que havia processo aberto para restaurar as cabeceiras", declarou Karina.
Os moradores e empresários presentes à reunião, entre eles o diretor da Tanac SA, Otávio Decusati, manifestaram-se pedindo mais agilidade. Segundo eles, a recuperação da ponte é um caso de emergência sim, porque afeta as famílias, escolas e empresas situadas ali próximas, bem como prejudica trabalhadores e estudantes de outras partes da cidade que precisam utilizar aquela via. "Não podemos acreditar que seja necessário um ano para construir a ponte. Muito menos aceitar que toda aquela região da cidade seja prejudicada. Não só economicamente, mas sobremaneira no que diz respeito à segurança, já que para chegar em casa, no trabalho ou na escola, é preciso usar um caminho mais longo", justificaram.
Ficou acertado que será agendada uma audiência no gabinete do prefeito a fim de solicitar agilidade no processo de construção da ponte. "Vamos pedir que a questão da emergencialidade seja revista", frisou Cardona. Se a obra for considerada emergencial poderá ser executada mais rapidamente, já que nestes casos há dispensa de licitação.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Obras na beira do rio em discussão na Câmara

Marcado para a próxima segunda-feira, 04 de julho, um encontro para tratar das questões relacionadas à infra-estrutura da beira do Rio Caí. A reunião atende requerimento encaminhado pelos vereadores Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen "Tuco" (PT).
"Pedimos a reunião, com a presença do Poder Executivo, para conhecer as ações, providências e projetos da Administração Municipal relacionadas à beira do rio. Saber quais as obras e serviços já encaminhados para solucionar os problemas existentes e quais as propostas para revitalização da área", explica Cardona.
A reunião acontecerá na Câmara de Vereadores, com início às 8h30min.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Câmara estará no Rui Barbosa na quarta

Dando continuidade ao projeto "Câmara Vai aos Bairros e ao Interior", amanhã (29 de junho) os vereadores estarão visitando a comunidade Rui Barbosa, a partir das 19h30min. A reunião com os moradores acontecerá nas dependências do Colégio Estadual A.J.Renner (localizado na Rua Simões Lopes Neto).
A proposta de encontros mensais nos bairros surgiu em 2009, junto com outras ações de aproximação do Legislativo com a população. No começo, o roteiro de visitas (reuniões) previa apenas a área urbana. Mais tarde foram encaixadas, também, as localidades do interior.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vereadores perguntam os valores mensais da limpeza

Está para ser agendado o terceiro encontro sobre o lixo e limpeza urbana na Câmara de Vereadores, com a presença de representantes do Ministério Público e do Poder Executivo. "Já fizemos duas reuniões, mas não conseguimos esgotar o assunto. Nas vezes anteriores falamos apenas sobre lixo - coleta, destinação e nova licitação - e sobre recicladores", observa o vereador Marcelo Cardona (PP), um dos autores do requerimento que originou esta série de encontros. Também assinaram Laureno Renner, do PSB, e Marcos Gehlen, do PT.
Enquanto aguardam a conciliação de agendas (Câmara, promotor e prefeitura), os legisladores encaminharam Pedido de Informação acerca dos serviços e pagamentos feitos à empresa Cone Sul Soluções Ambientais Ltda. Querem saber quanto foi pago pela limpeza urbana (varrição, capina, roçada e pintura de meio fio) de 1º de janeiro até agora, com valores discriminados mês a mês. Solicitam, ainda, que sejam anexados relatórios dos serviços prestados e dos valores repassados. "Estes dados são importantes para que possamos saber quanto o município investe na limpeza urbana, bem como os serviços que constam nas planilhas como executados pela empresa. Já temos estes dados, oficiais, relativos a 2009 e 2010. Aguardamos agora, a resposta referente ao primeiro semestre de 2011", conclui Cardona.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Marcada nova reunião sobre lixo e limpeza urbana

O vereador Marcelo Cardona foi o único a usar a tribuna na sessão de ontem. No espaço das "explicações pessoais" esclareceu que não foi necessário apresentar o requerimento de convocação do prefeito e secretários, porque o Executivo comunicou à Câmara, por escrito, que está disposto a continuar a discussão sobre os temas lixo e limpeza urbana. "Marcamos a nova reunião para o dia 16", informou.
A convocação estava redigida e seria incluída na pauta de votação. "O objetivo era garantir a presença dos representantes da Administração Municipal na reunião. Como enviaram o ofício e se comprometeram a estar presentes, decidimos aguardar", explicou.
O primeiro encontro para tratar do lixo e limpeza aconteceu em 18 de maio, na Câmara, e teve presença de vereadores, integrantes da Administração e o Ministério Público. "Naquela oportunidade, não conseguimos sanar todas as dúvidas ou esgotar a pauta de questionamentos. Por isso, a necessidade de agendar uma nova reunião", concluiu Cardona.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cardona vai usar "convocação" para garantir presença do Executivo nas reuniões da Câmara

O vereador Marcelo Cardona anunciou que daqui para frente, ao propor uma reunião para debater assuntos da cidade, encaminhará também requerimento de convocação para o prefeito e secretários. Segundo ele, até agora a Câmara apenas convidava, certa de que o Executivo entendia a importância de participar e prestar os esclarecimentos necessários. "Na prática, no entanto, não é isso que acontece. Já virou praxe, um dia antes da reunião, encaminharem um ofício, quando não é através de contato telefônico, informando que não irão comparecer", diz Cardona.
A convocação do prefeito, vice-prefeito e secretários está prevista na Lei Orgânica e no Regimento Interno. "É uma ferramenta legal que passaremos a utilizar, a fim de agilizar o agendamento das reuniões", destaca.
Ao falar sobre a nova forma de proceder, Marcelo Cardona cita como exemplo o encontro solicitado para tratar do lixo urbano, limpeza pública e recicladores. "Realizamos a primeira no dia 18 de maio. Como o assunto não foi esgotado, marcamos nova reunião para 2 de junho. Acertamos a data de acordo com a possibilidade de participação dos representantes da Prefeitura e do Ministério Público. Só que no dia 1º de junho, um dia antes da reunião, chegou uma correspondência avisando que o Executivo não se faria presente e que só daqui a duas semanas terão condições de participar", explica. "Penso que não podemos adiar esta discussão por tanto tempo. Assim como outros temas, que também são urgentes. Por isso, vamos convocar o Executivo", finaliza Cardona.
De acordo com o Regimento Interno, a convocação deve ser requerida por escrito, explicitando o motivo e as questões que serão abordadas. Antes de ser enviada, ainda, passa pelo plenário para discussão e votação.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Agenor Rigon eleito presidente do PP montenegrino

O PP de Montenegro realizou convenção no domingo, 22 de maio. Além da renovação do diretório, foram eleitos integrantes da Executiva Municipal (foto ao lado), da Juventude Progressista e da Mulher Progressista Gaúcha. O encontro teve novas filiações e serviu de mobilização para o processo eleitoral do ano que vem.
Para os progressistas, a unanimidade na convenção demonstrou a força e a união do grupo. "Saímos daqui fortalecidos e com muita disposição para encarar os desafios que teremos pela frente", disse o presidente eleito, Agenor Rigon.

sábado, 14 de maio de 2011

Cardona fala de cidadania e verbas públicas na tribuna

Na sessão desta semana, o vereador Marcelo Cardona destacou o trabalho da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos para realização do projeto "Câmara Mirim 2011". Segundo ele, a participação dos estudantes no processo legislativo ajuda a fomentar novas lideranças.

Cardona ainda abordou a Marcha dos Prefeitos em Brasília e a falta de responsabilidade na distribuição de verbas públicas. "Emendas parlamentares e recursos anunciados e comemorados, mas que nunca se transformam em obras concretas", definiu.

Ouça o pronunciamento na íntegra:
06 Marcelo Cardona.mp3




sexta-feira, 6 de maio de 2011

Leis do Plano Diretor estão disponíveis no site da Câmara

Na Câmara, a Comissão especial de estudo do Plano Diretor, presidida pelo vereador Marcelo Cardona, se reúne semanalmente para analisar os projetos de leis complementares. Enquanto viabilizam a contratação de uma universidade para prestar assessoria técnica, os representantes do Legislativo têm buscado informações com pessoas e entidades que participaram do processo de elaboração das leis (que iniciou em 2004). Também, orientações quanto às alternativas de condução dos trabalhos neste período em que a Câmara fará análise.
Segundo Cardona, o objetivo é dar conhecimento e facilitar o entendimento das pessoas quanto aos objetivos e os reflexos do Plano Diretor. "Sugestões são bem-vindas. Não somente em relação aos textos das leis, mas também quanto a forma de envolvimento da comunidade", frisa.
Os projetos complementares que estão em análise (Código de Obras, Código de Posturas, Condomínios, Parcelamento do Solo, Perímetro Urbano, Sistema Viário e Zoneamento) estão disponíveis no site da Câmara (http://www.camaramontenegro.rs.gov.br/).

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cidade completa 138 anos de emancipação política

Hoje é aniversário de Montenegro. Logo mais, às 19 horas, a Câmara realiza a sessão especial alusiva ao aniversário. Para o vereador Marcelo Cardona, é importante manter a tradição da sessão solene no Legislativo. "É uma forma de homenagear tanto o município, como os montenegrinos e montenegrinas, de nascimento ou coração, que contribuem com a história e o crescimento desta terra", ressalta.

Após a solenidade, o Legislativo prossegue com suas atividades normais. Na sessão ordinária de hoje serão votados dois requerimentos e quatro projetos de leis.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Contas públicas no “portal da transparência”

Os montenegrinos podem ter acesso aos dados financeiros do município através do “portal da transparência” que está disponível no site da prefeitura. Lá estão registradas informações sobre a receita e despesa, empenhos e pagamentos.
No início de 2009, o vereador Marcelo Cardona propôs, através de uma Indicação, que o Executivo criasse um portal de transparência, a fim de que a comunidade tivesse acesso às contas municipais. “Em abril do ano passado fizemos a sugestão. Já, naquela época, frisávamos que as pessoas apesar de não compreenderem muito bem o processo que envolve a arrecadação, despesas, limites, empenhos ou rubricas, têm o direito de saber onde está sendo aplicado o dinheiro. Colocar as informações à disposição estimula a cidadania e traz clareza ao ente público. Agora, quase um ano depois, a ferramenta está disponível na página oficial do município”, coloca.
Para acessar o portal da transparência, basta entrar no site www.montenegro.rs.gov.br e clicar no link portal da transparência. Podem ser pesquisados valores por órgão, função ou favorecido.

domingo, 1 de maio de 2011

Masisa está recrutando profissionais para 20 vagas

A Masisa, unidade de Montenegro, está selecionando profissionais em diversas áreas. Ao todo, são 20 vagas em aberto. Interessados devem enviar currículo ou fazer contato através do e-mail recrutamento.mn@masisa.com
Auxiliar Processo Produção - 13 (treze) - 2o grau completo;
Operador de Empilhadeira - 03 (três) - 2o grau completo + formação em Operação de Empilhadeiras;
Operador de Produção I - 03 (três) - formação técnica em Mecânica e ou Elétrica;
Supervisor de Manutenção - 01 (uma) formação em Engenharia Mecânica;
Benefícios ofertados:
· Unimed : Extensivo aos dependentes, com o desconto de 1% do custo total do plano por dependente, variável conforme faixa etária.
· Clube Cantegril: Associação ao clube para utilização de suas dependências, com desconto de R$18,00 por família e taxas estabelecidas em contrato.
· Odontoprev: Extensivo aos dependentes, com o desconto de 5% do custo total do plano por dependente, variável conforme faixa etária.
· Seguro de Vida: 100% custeado pela empresa, sendo 24 salários nominais em caso de morte natural ou 48 em caso de morte acidental.
· Ticket Alimentação: R$ 95,50, com desconto de R$ 0,50 por mês.
· Refeitório na Fábrica: com o desconto de R$ 1,00 por mês.
· Transporte coletivo: com desconto de R$ 1,00 por mês.
· Vale Transporte: com desconto de 6% sobre o salário base, para regiões não abrangentes no transporte fretado pela Masisa.
· Convênio Farmácia: Compra de produtos nas redes credenciadas das Farmácias do SESI e com desconto em folha de pagamento, tendo como limite de compras: 15% do salário nominal.
· PPR: de 0,8 a 1,2 salários por ano (sendo proporcional à data de admissão) e mediante alcance das metas e regulamento vigente do PPR.

Apresentação do projeto para o Arroio São Miguel amanhã na Câmara

Ao usar a tribuna na última sessão, o vereador Marcelo Cardona, convidou a comunidade a participar da reunião que apresentará o projeto de macrodrenagem do Arroio São Miguel. Será na segunda, dia 2 de maio, às 19h30min, no plenário da Câmara. “É uma oportunidade para conhecermos a proposta da Administração Municipal. Importante que os montenegrinos participem”, ressaltou. Cardona lembrou que o Legislativo tem propiciado diversas discussões sobre temas relevantes para o dia-a-dia da cidade e que, apesar da resistência, em alguns momentos, por parte da prefeitura, os vereadores buscam esclarecer e integrar a população acerca dos projetos que estão tramitando.

sábado, 9 de abril de 2011

Novas filiações no Encontro Regional do PP

União e disposição para crescer. Estas foram palavras chave do Encontro Regional do Partido Progressista realizado hoje, em Montenegro. Presentes estavam a senadora Ana Amélia Lemos, os deputados federais Renato Mölling e Jerônimo Goergen, o presidente estadual Pedro Bertolucci, entre outros líderes estaduais e dos municípios da região. Pregando o fortalecimento do PP e voltados para as eleições municipais do ano que vem, os progressistas fizeram um chamamento para que os diretórios mobilizem seus filiados e busquem novas adesões. A filiação de novos membros durante o encontro, com o aval da senadora Ana Amélia, representou o pontapé inicial para o trabalho de renovação e crescimento da sigla. Entre os novos filiados montenegrinos está o médico urologista Isachiel Kautz, apresentado ao PP pelo vereador Marcelo Cardona.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Senadora Ana Amélia Lemos em Montenegro amanhã

Acontecerá neste sábado, no CTG Estância do Montenegro, o Encontro Regional do Partido Progressista, com a presença da senadora Ana Amélia Lemos. Líderes e filiados do PP de toda a região estarão presentes. De acordo com os organizadores, o objetivo é motivar e sensibilizar os progressistas com vistas ao fortalecimento da sigla, bem como debater o papel do PP no cenário político atual. O encontro servirá, também para motivar os progressistas para as convenções municipais, marcadas para maio. O PP está propondo que todos os diretórios gaúchos realizem eleições para escolha dos seus membros no próximo mês. A chegada da senadora está prevista para as 10 horas. Depois da entrevista coletiva e do ato político haverá almoço. Os convites podem ser adquiridos com os integrantes da executiva municipal ou no local do evento.

domingo, 27 de março de 2011

Reunião sobre o lixo urbano na Câmara foi adiada

No início do mês de fevereiro, o vereador Marcelo Cardona encaminhou requerimento propondo uma reunião para tratar sobre o lixo urbano. A proposta foi aprovada na Câmara, mas a reunião ainda não foi realizada. Segundo o vereador, ele mesmo solicitou o adiamento, porque dias depois do requerimento participou de uma reunião no Ministério Público, onde foi tratada a questão do lixo. “Lá estavam representados os órgãos responsáveis pela coleta, destinação e fiscalização. Houve encaminhamentos e prazos. Então achei melhor aguardar o desenrolar dos acontecimentos”, explica. Marcelo Cardona ressalta que a reunião na Câmara não foi arquivada. “Apenas optamos em dar um tempo e verificar se as providências exigidas serão cumpridas. Até porque queremos debater esse tema de forma aberta e completa. E se fizéssemos a reunião logo depois do encontro na promotoria, certamente as respostas não teriam a clareza necessária e remeteriam aos prazos concedidos pelo MP para adequação”. Cardona visitou o aterro sanitário, onde todo o lixo de Montenegro é depositado antes de ser levado até Minas do Leão. Foi o que viu e ouviu no local a motivação para o seu pedido de reunião. Para ele, o lixo urbano é um desafio para toda sociedade e uma preocupação constante para os gestores públicos, por isso mesmo é assunto que deve ser debatido com toda a comunidade. Ainda mais quando há um novo processo de licitação para ser iniciado. “A reunião na Câmara deve ficar para o início de abril. Até lá já saberemos se houve avanços quanto à desativação do aterro, bem como novidades quanto ao processo de licitação. Neste período, também, estarei retomando meu lugar no Legislativo, depois de uma licença de 15 dias”, diz.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Plano Diretor: Comissão de vereadores visita universidades

Objetivando a contratação de assessoria técnica para análise dos projetos que compõem o Plano Diretor, a Comissão especial da Câmara está visitando universidades. Os vereadores já estiveram na Unisc, em Santa Cruz do Sul, e na UCS, em Caxias do Sul. Irão buscar informações, também, na UFRGS, em Porto Alegre. “É um primeiro contato para expor o que queremos e verificar a possibilidade e disposição das universidades em participar deste trabalho”, destaca o vereador Marcelo Cardona, que preside a Comissão.
Uma das primeiras propostas do grupo legislativo montado para analisar os projetos do Plano, composto por um integrante de cada partido com assento na Câmara, foi justamente de buscar auxílio técnico. “Os temas são complexos e mexem com a estrutura da cidade, com a vida dos cidadãos. Por isso, é preciso muito cuidado na apreciação desta matéria. Optamos por buscar parceria com uma universidade, porque ela detém conhecimento. Estas que estamos visitando possuem profissionais capacitados e experiência em trabalhos relacionados às questões urbanas”, coloca Cardona.
Por enquanto são encontros de apresentação, onde os vereadores falam do Plano Diretor montenegrino e as universidades, por sua vez, da estrutura e trabalho que podem oferecer. “Também estamos averiguando, durante as visitas, alternativas para formalização desta assessoria técnica”, finaliza Cardona.

terça-feira, 15 de março de 2011

Licença até o final do mês

Inicia hoje a licença requerida pelo vereador Marcelo Cardona. Até 31 de março seu lugar na Câmara será ocupado pelo suplente José Fernando Petry, também do PP. "Permitir que os suplentes assumam é uma forma de valorizá-los e reconhecer a importância que eles têm no partido e como representantes da comunidade", explica. É a terceira vez, neste mandato, que Marcelo Cardona oportuniza que um suplente ocupe sua vaga. Em 2010, Fernando Petry ficou por 30 dias (mês de março), período igual ao exercido por Airton Oliveira de Vargas (entre julho e agosto).

segunda-feira, 14 de março de 2011

Diversas vagas de trabalho no Pólo Petroquímico

Empresa de RH está selecionando profissionais residentes em Montenegro para trabalhar no Pólo Petroquímico. Abaixo, as vagas disponíveis:
02 Vagas de Cozinheiro
Horário de Trabalho:06:30 às 14:50 (trabalhar 6 dias na semana sábado ou domingo)
Salário: R$630,00+30% de Periculosidade
Requisitos: Ensino Médio Completo, apresentar vivencia em cozinha industrial, curso profissionalizante de cozinheiro.
Sexo: masculino e feminino
Local de trabalho: Pólo Petroquímico (Triunfo) - ônibus da empresa.
10 Vagas Serviços Gerais
Horário de Trabalho: vagas nos seguintes turnos (trabalha 6 dias na semana incluindo sábado ou domingo)
Horário 1° turno: das 06:30 às 14:50
Horário 2° turno: das 14:30 às 22:50
Horário 3° turno: das 22:30 às 06:50
Salário: R$545,00 + 30% de periculosidade
Requisitos: Ensino Fundamental completo, disponibilidade de horário.
Sexo: masculino e feminino
Local de trabalho: Pólo Petroquímico (Triunfo-RS) ônibus da empresa.
04 Vagas Oficial de Cozinha
Horário de Trabalho: vagas nos seguintes turnos (trabalha 6 dias na semana incluindo sábado ou domingo)
Horário 1° turno: das 06:30 às 14:50
Horário 2° turno: das 14:30 às 22:50
Horário 3° turno: das 22:30 às 06:50
Salário: R$545,00 + 30% de periculosidade
Requisitos: Ensino fundamental, vivência em cozinha industrial.
Sexo: masculino e feminino
Local de trabalho: Pólo Petroquímico (Triunfo) - ônibus da empresa.
02 Vagas Técnico em Segurança do Trabalho
Horário de Trabalho:06:30 ás 14:50 (trabalhar 6 dias na semana sábado ou domingo)
Salário: R$900,00 a R$1.000,00 + 30% periculosidade
Requisitos: Curso técnico em segurança do trabalho completo. Ter vivência em coordenação e treinamento de equipe. Vivência em realização de auditorias. Conhecimento em NRs e ISO 9001: 2000, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO22000.
Sexo:masculino e Feminino
Local de trabalho: Pólo Petroquímico (Triunfo) - ônibus da empresa.
02 Vagas Estoquista
Horário de Trabalho:06:30 ás 14:50 (trabalhar 6 dias na semana sábado ou domingo)
Salário: 545,00+30% Periculosidade
Requisitos: Ensino Médio Completo, noções de informática, vivência ou noção de recebimento e estocagem de mercadorias.
Sexo: masculino e feminino
Local de trabalho: Pólo Petroquímico (Triunfo) - ônibus da empresa.
01 Vaga Oficial Administrativo
Horário de Trabalho:06:30 ás 14:50 (trabalhar 6 dias na semana sábado ou domingo)
Salário: R$630,00+ 30% Periculosidade
Requisito: Vivência em rotinas administrativas, Ensino Médio Completo, Ensino Técnico.
Sexo: masculino e feminino
Local de trabalho: Pólo Petroquímico (Triunfo) - ônibus da empresa.
Candidatos interessados enviar currículo com vaga de interesse para:
maria.rodrigues@manpower.com.br
Maiores informações pelo telefone (51) 3227 8440

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Plano de Saneamento Básico disponível para consulta

Desde o dia 10 - e até o dia 24 de fevereiro -, os montenegrinos poderão acessar o Plano de Saneamento Básico, elaborado pela Encop Engenharia Ltda, empresa contratada pela prefeitura. O material está disponível para consultas no site oficial do município e traz um diagnóstico da situação atual, bem como traça diretrizes para universalizar o abastecimento de água e implantar o tratamento de esgoto.
De acordo com o vereador Marcelo Cardona, a comunidade deve conhecer este estudo. “É importante que saibamos o que os técnicos levantaram, a fim de que possamos, se for o caso, propor alterações ou melhorias", ressalta.
A Prefeitura está recebendo comentários, opiniões e sugestões sobre o tema, bem como já anunciou que vai promover uma audiência pública. Porém, ainda não há data e horário definidos. Para acessar o Plano clique http://www.montenegro.rs.gov.br/home/show_page.asp?user=&codID_CAT=713&imgCAT=. O conteúdo completo está disponibilizado em um anexo, no rodapé da página.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Proposta de reunião para falar sobre o lixo urbano

O vereador Marcelo Cardona encaminhou requerimento, na sessão de quinta-feira passada, solicitando que seja realizada uma reunião na Câmara para tratar sobre o lixo urbano. Segundo ele, é preciso conhecer o que a Prefeitura está planejando no que se refere a essa questão. “Ressaltei no Pedido, que os representantes da Administração Municipal que serão convidados estejam munidos de informações e aptos para falar sobre questões relativas ao recolhimento domiciliar, coleta seletiva, destinação final, contrato com a prestadora de serviços, novo processo licitatório e colocação de containers”, frisa. “Ouvimos muitas coisas a respeito do recolhimento e da destinação do lixo. Precisamos saber o que é oficial”.
Cardona esteve visitando o aterro sanitário, que segundo consta está interditado pela Fepam desde o ano passado. “A situação é deprimente. Todo o lixo – reciclável ou não – é descarregado lá e fica a céu aberto até ser recolhido novamente e levado para o aterro em Minas do Leão”, ressalta o vereador, que na primeira sessão do ano, em 3 de fevereiro, fez um relato na tribuna sobre o que viu no aterro. “Precisamos saber o que falta para o galpão de reciclagem entrar em funcionamento, por que o aterro é usado como estação de transbordo, se há nova licitação prevista”, coloca.
Ao justificar a apresentação do requerimento, Cardona lembrou que o lixo urbano é um grande desafio para todas as cidades e que a situação em Montenegro é preocupante. “Temos de conhecer a realidade e saber o que se pretende a curto e médio prazo. Até para que tenhamos condições de propor ou encaminhar sugestões de melhorias”, concluiu.
A reunião sobre o lixo urbano ainda não tem data marcada. O requerimento deverá ser votado nesta semana. Só depois de aprovado pelo plenário é que a Prefeitura será convocada e a agenda será definida.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Câmara está em recesso no mês de janeiro

Até o dia 31 a Câmara de Vereadores de Montenegro estará em recesso. Os trabalhos serão retomados a partir do dia 1º de fevereiro, quando, a partir das 8h30min, haverá a primeira reunião da CGP (Comissão Geral de Pareceres) de 2011.
Durante o mês de recesso, o Legislativo será dirigido por uma Comissão Representativa (eleita na última sessão do ano). Integram a comissão, os vereadores Ari Müller, Iria Camargo, Edgar Becker e Joacir Menezes. Os suplentes são Marcos Gehlen, Marcelo Cardona e Laureno Renner.
A próxima sessão da Câmara será dia 3 de fevereiro, a partir das 19h.